sexta-feira, 29 de abril de 2011

BEETHOVEN, O POETA DOS SONS

     Olá. Não tenho palavras para começar este post. Beethoven é simplesmente magnífico, de longe, meu compositor favorito. Vivendo numa época de transição, onde a música já não era tão ligada à aristocracia ou à Igreja, pois caminhava para um caráter humano, Beethoven fez de seus últimos dez anos os mais revolucionários da história da música. 
     Ludwig van Beethoven nasceu em 16 de dezembro de 1770, em Bonn, Alemanha. Aos 30 anos, a surdez começou a afetá-lo, chegou até a pensar seriamente em suicídio e escrevou uma carta aos irmãos Karl e Johann, hoje conhecida como O Testamento de Heiligenstadt
     Falar ou mesmo escrever sobre Beethoven, exige muito mais do que posso ter, basta ouvir sua música que você sente a comunicação imediata entre as pessoas e essa transmissão de sentimentos. Beethoven sintetizou muito bem isso, quando disse "a música fala do coração para o coração". Suas últimas obras ilustram esse poder, um poder terapêutico da música. 
     Aqui, poderia constar suas nove sinfonias, que são obras fantásticas, grandiosas e amplamente vivas, poderia também, constar suas sonatas para violoncelo, que fazem com que esse instrumento fique mais belo nas notas de Beethoven, ou seus concertos para piano, cinco no total, também obras magníficas, ou mesmo suas sonatas para trompa e piano, música esta para àqueles que buscam paz interior. Com cerca de 400 composições: 32 sonatas para piano, 10 para violino e piano, 5 para violoncelo e piano, 7 trios para piano e cordas, 17 quartetos de cordas, dentre eles a Fuga Grossa, além de obras vocais, 2 delas são decisivas: a Missa Solemnis e a ópera Fidelio e muitas outras obras. Beethoven morreu no dia 26 de março de 1827. Quer saber mais sobre ele, assista aos filmes Immortal Beloved e Copiando Beethoven.




Sinfonia Nº 5 em Dó Menor, Opus 67
     
     A Quinta Sinfonia é uma espécie de impressão digital musical de Beethoven, contendo muitas inovações em seus quatro movimentos: uma pequena cadenza do oboé no primeiro movimento, adição de piccolo e contrafagote aos instrumentos de sopro. Não existe palavras para expressar um sentimento sobre essa música, apenas ouvindo-a. Boa audição e interpretação.

1. Allegro con Brio (forma sonata)
2. Andante con Moto (tema e variações)
http://www.youtube.com/watch?v=ijiHzheK4GQ&feature=related
3. Allegro (scherzo)
http://www.youtube.com/watch?v=9Mt7NIPFgQk&feature=fvwrel
4. Allegro - Presto

Para o download, clique aqui.

Obrigado por sua visita.

Um comentário: