sábado, 9 de abril de 2011

UM COMPOSITOR PARA REIS

     Minhas saudações, leitores. Existem poucos compositores que calam fundo nossa alma. Um deles é Haendel. O cara é foda, ou pelo menos era. George Friedrich Haendel nasceu em Halle, Alemanha, em 1685, no dia 23 de fevereiro. Um compositor que impressionava em sua rapidez para compor, mudou-se para a Inglaterra em 1710, conquistando-a e tornando-se uma glória nacional com seus oratórios. Haendel nasceu  menos de um mês antes de Bach, mas não veio de uma familia de músicos como este. Batalhou para convencer seu pai a deixá-lo estudar com Friedrich Zachow, organista da cidade. A música para Haendel tinha de ser eficaz, atingir o público no mesmo instante em que se ouve. Com certeza o melhor Haendel instrumental é aquele dos concerti grossi e dos concertos para órgão, na qual ele fora um virtuose no instrumento. Os dois maiores compositores do século 18 (Bach e Haendel) ficaram cegos por causa do mesmo médico, John Taylor. Haendel morreu aos 74 anos em sua casa de Brook Street, 25, no bairro de Mayfair, em Londres, no dia 13 de abril de 1759.



Concerto Grosso, Op. 6, Nº 6

     Uma composição pequena, mas representativa, em relação ao Haendel de óperas e oratórios. Os mais famosos são os doze concertos do Opus 6. Eles obedecem a mesma estrutura dos concerti gossi e foram todos escritos para a mesma instrumentação: dois violinos e um violoncelo solistas, cordas e contínuo, porém Haendel acrescentou partes de dois oboés nos concertos 1, 2, 5 e 6. Este, de número 6, é o mais célebre do Op. 6 em função de sua maravilhosa Musette, esta que privilegia a beleza melódica. A segunda parte, um Allegro Ma Non Troppo (fuga a quatro partes), lembrou-me muito a Fuga Grossa, de Beethoven.
     Desta vez, o link do Youtube está acompanhado com o link para o download, é só baixar e curtir. Boa audição. 


Concerto Grosso, Op. 6, Nº 6
1- Larghetto e Affetuoso; 2- Allegro Ma Non Troppo
3- Musette (larghetto)
4- Allegro; 5- Allegro

Para o download, clique aqui.
 

Um comentário:

  1. Hummm ótimo.... Carlos está bem melhor assim, lemos sobre a vida do músico e já ouvimos suas composições ....... e você ..... cada dia escrevendo melhor, parabéns!!!!

    ResponderExcluir